sexta-feira, 11 de março de 2011

"A Terra do Chiculate" - novo livro de Isabel Mateus, sobre a emigração portuguesa

Sinopse:
A Terra do Chiculate pretende retratar as vicissitudes da emigração portuguesa, maioritariamente clandestina, em França, a partir dos anos 60, e revelar as suas consequências positivas e negativas transportadas até ao presente, quer na pátria, quer no país de acolhimento.

Ao mostrar o difícil passado recente da emigração portuguesa, A Terra do Chiculate alerta, igualmente, para a vigência e a actualidade do tema da emigração clandestina neste início de século.


Synopsis:

The Land of Chiculate – Accounts of emigration portrays the vicissitudes of Portuguese (illegal) immigrants in France during the 1960s and the positive and negative consequences that this remarkable migratory movement caused afterwards in Portugal and the host country.

Although The Land of Chiculate captures the engrained memories of Portuguese immigrants in France, the theme of emigration/immigration is timeless and these accounts might well describe the lives, thoughts and feelings faced by illegal immigrants around the world at the beginning of the new century.


(capa e contra-capa - clicar para ampliar)


.A obra divide-se em três partes e dá voz, através dos seus relatos, na primeira pessoa, aos seus “reais protagonistas”. Deste modo, os protagonistas do livro partilham com o leitor a sua realidade mais íntima que, em muitos casos, ainda não tinha sido exteriorizada, inclusive, no seio da própria família.

Na primeira parte, intitulada “Naufrágio”, a narração da criança, entregue aos cuidados da avó materna, com apenas 12 meses, centra-se nas suas memórias indeléveis da infância e da juventude, exprimindo, sobretudo, o modo como a ausência dos seus pais se reflecte, de forma nefasta, na sua vida. Aliás, a sua experiência individual remete a temática para um panorama mais vasto, pois a sua situação vai ao encontro da mesma realidade familiar e social de tantas outras crianças e jovens do Portugal rural, principalmente do Norte e Interior do país, durante a época da Ditadura.

A segunda parte, “Viagem(ns)”, trata dos percursos de vida daqueles que deram “o salto”, isto é, dos seus sucessos e infortúnios provenientes desta epopeia da era moderna. Entre outras, aqui perpassam as histórias do passador, da criança e dos jovens arrancados à terra de origem, bem como as referentes aos homens e às mulheres e aos seus muitos trabalhos que passaram para se adaptarem ao novo país, à língua e à cultura.

No presente, “os protagonistas” mais idosos desta efeméride deparam-se com outro tipo de problemas: surge o dilema do regresso para Portugal ou da sua permanência em França ou, então, a opção pelo contínuo vaivém entre os dois países, até que as suas forças físicas e psicológicas o permitam.

Quanto às várias gerações de luso-descendentes, debatem-se pela procura e pela afirmação da sua identidade portuguesa, resolvendo deste modo o conflito, por vezes existente, entre o desequilíbrio da influência das culturas francesa e lusa.

A última parte da obra resulta das impressões de viagem do narrador adulto em peregrinação pelos espaços da diáspora dos primeiros emigrantes portugueses, onde se incluem os seus próprios pais, os seus familiares e os seus amigos. A partir daqui, pretende-se que as suas reflexões e considerações elucidem o leitor acerca deste período da emigração ainda mal conhecida por muitos e, até então, com aspectos por desmistificar.


Podemos concluir que nestes relatos as vozes do Passado e do Presente se fundem e se confrontam, tendo o objectivo primordial de dar continuidade ao seu legado da portugalidade no país de acolhimento, ao mesmo tempo que se reafirma a mesma intenção em relação ao território português.



Comentário da Drª. Nathalie de Oliveira, na contracapa (clicar para Aumentar)
Sobre a Autora, nossa conterrânea (e colaboradora deste blogue) Professora Isabel Mateus, e sua Obra, ver: http://www.isabelmateus.com/main.php?title=00_PT&area=0&idx=1


Ficha técnica:

Título: A Terra do Chiculate - relatos da emigração portuguesa.

Autora: Isabel Mateus

Grafismo: Cristina Borges Rocha

Foto da capa: Gérald Bloncourt

Uma obra fundamental sobre um tema da nossa História contemporânea, ainda pouco explorado. E considerando que Trás-os-Montes e Alto Douro (de que a nossa região faz parte) foi um dos grandes focos de emigração, desde os anos 60/70, para a mítica Europa, esta obra é ainda mais oportuna e de maior interesse. - A não perder!


Sobre este tema e de autoria da Isabel Mateus, veja outros "posts" na etiqueta "Emigração", no Arquivo temático deste blogue, na coluna do lado direito (procurar por ordem alfabética).

2 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Mais um enorme contributo para um melhor conhecimento das agruras passadas pelos nossos emigrantes, principalmente dos que daqui se foram "a salto". Muitas misérias e algumas alegrias, que as houve também.
Tenho a certeza que o livro vai ser um êxito.
Mais uma vez, parabéns, Isabel.

Abraço
Júlia

Anónimo disse...

Olá, Júlia!
Muito obrigada mais uma vez.
Tem toda a razão! Dos que partiram e dos que ficaram para trás... crianças acabadas de nascer, jovens em idade de serem acompanhados e outras "agruras" desta aventura... Muitas alegrias também, claro!
O livro também está a despertar muito interesse junto da comunidade portuguesa, em França.
No dia 23 de Março será publicado um artigo acerca do livro A Terra do Chiculate no LusoJornal (com edição em linha em http://www.lusojornal.com/)e para o dia 20, das 10.30 às 11.30, está agendado um programa de rádio (Café Central Paris).
O interesse tem vindo igualmente de Consulados e da Embaixada, bem como de alguns intelectuais que dedicam e dedicaram a sua vida à emigração portuguesa naquele país desde o seu início. Os "portugueses de França" em Metz e em Nancy também estão muito entusiasmados. Este livro deve-lhes muito! Assim como a tantos outros colaboradores de Portugal e e de França.
O meu obrigada a todos!
Abraço,
Isabel