segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fermento de Liberdade


Tempos houve, e não estão muito distantes, em que o regime salazarista continuado pelo caetanismo se enraizava na sociedade através de dois fortes espigões. A polícia, que se apelidava de defesa do estado, de longos e sinuosos braços, e por um exército ufanado por um oco prestígio, adormecido, também ele, à sombra do obscurantismo do povo, alfobre dessas duas vértebras que o mantinham erecto.
Esses três princípios, força, medo e obscurantismo, que norteavam a sociedade da época, e que este livro tenta personificar, minaram-na, criaram injustiças profundas, apodreceram-na de tal forma que, de repente, a parede assente nesses valores desprezíveis, ruiu. Desmoronou-se no 25 de Abril.
O Zé Bernardo, transmontano de nascença, transplantado para a ilha do Porto, há-de ser facilmente recrutado pela polícia, e irá vicejar. O Coronel Fontelo, também transmontano, que presta serviço a um estado leal e nobre, qualidades, que sempre lhe ensinaram a reconhecer, lentamente, vai tomando consciência das invirtudes desse estado, consciência essa obtida em consequência da sua vida familiar.
A Marília, a sua filha, devido ao seu feitio revolucionário vê-se envolvida nas lutas estudantis nos anos 60. É perseguida e refugia-se em França, onde toma contacto com a resistência organizada em Paris. Volta. É nesse regresso que é presa pela PIDE e esse é o leitmotiv para a alma do coronel Fontelo que, perante factos familiares, vai ser tocada pelas injustiças e malvadez do regime e acabará por entrar na porta da democracia, que se adivinha.

Apresentações:
- FNAC de Santa Catarina no Porto, no dia 26 de Janeiro de 2012 (quinta-feira), pelas 18H00;
- Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, em Vila Real, no dia 28 de Janeiro de 2012 (sábado), pelas 16h00.

Aparece!

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá, António!

Parabéns por mais este livro!
Muito obrigada pela excelente sinopse que escreveste no Blogue.

Espero que a apresentação de ontem tenha corrido pelo melhor e que a de sábado tenha igual ou ainda mais sucesso.

Abraço,

Isabel

Anónimo disse...

Na impossibilidade de ter estado presente, associo-me ao júbilo da Isabel. Também espero que tenha sido um bom momento de convívio com leitores e que o novo livro seja mais um degrau na escalada da qualidade a que o autor já nos habituou. Resta-nos esperar pela apresentação em terras de Moncorvo.
abrçº.
n.

António Sá Gué disse...

Obrigado!

Abraço

Duarte Fernandes Pinto disse...

Publiquei no meu blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" imagens aéreas de Torre de Moncorvo ...
Vejam-nas em:

A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal - Torre de Moncorvo

Agradeço divulgação do link e comentários ...