tag:blogger.com,1999:blog-3378471088540170861.post5360650296951225831..comments2022-11-16T11:46:04.309+00:00Comments on TORRE.moncorvo: Estação de C.F. de Torre de MoncorvoMendoCorvohttp://www.blogger.com/profile/06675423852283390349noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-3378471088540170861.post-82529908284301009652010-04-23T17:27:36.295+01:002010-04-23T17:27:36.295+01:00Gracias!
Vou já passar no Museu do Ferro para pro...Gracias!<br /><br />Vou já passar no Museu do Ferro para procurar e ler esse artigo, uma vez que eu sempre pensei, pelos vistos erradamente, que a construção da linha do Sabor tinha sido a ultima manifestação do estertor do fontismo, uma especie de esmola ou faz de conta ao interior profundo, ( um pouco à semelhança com a actual concessão rodoviária do ip 2 e ic 5 que leva os do litoral a dizerem que são autoestradas, qd. o não são ).<br /><br />Independentemente de tal, sei que foi uma obra pessimamente delineada<br />e que, por isso, durou o tempo que durou e nunca chegou aonde se projectou...<br /><br />E estou convencido que só teria utilidade, rentabilidade e justificação economica para o ferro de Monc. se tivesse sido construida em linha larga, pelo menos, até ao Carvalhal, e, como tal não aconteceu, só sei sorrir qd. vejo continuarem a matraquear e a repetirem os estafados argumentos do escoamento do marmore ou do minério, o qual, mesmo assim, só a partir de 1950 ( já a linha a funcionar há uns 40 e tal anos)começou a ter escoamento de maneira industrial e rentável, e mesmo este beneficio foi sol de pouca dura.<br /> E então no que ao marmore e alabastros de Vimioso concerne, penso que nem uma grama se escoou pela linha.<br />Pudera, tb. a distância a que a linha ficou, oblige...<br /><br /><br />Com votos de bom fim de semana e saudações ferroviárias.<br /><br />Blueberry.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3378471088540170861.post-42128958881730201452010-04-23T01:00:49.507+01:002010-04-23T01:00:49.507+01:00O facto de não se ter escoado minério de ferro ou ...O facto de não se ter escoado minério de ferro ou alabastros, durante esse período a que se reporta o comentário anterior, não quer dizer que esses argumentos não pesassem na decisão de construção da linha - as eternas expectativas sobre os minérios de ferro do Roboredo vinham já desde a 2ª.metade do séc. XIX. Como que a prová-lo, recomendamos a Blueberry a leitura do artigo de Manuel Francisco da Costa Serrão in Revista de Obras Públicas e Minas, tomo XXI, ano XXI, nºs. 243-244, Lisboa, 1890, págs. 117-248 (pode procurar no Museu do Ferro).<br />Cps.,<br />N.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3378471088540170861.post-50754602816443669892010-04-22T14:31:53.063+01:002010-04-22T14:31:53.063+01:00Curiosidade indigena !
Mas, qt. minério de ferro ...Curiosidade indigena !<br /><br />Mas, qt. minério de ferro de Monc.ou mármores e alabastros de Vim. se escoou por esta linha do Sabor entre 1911 e 1950 ?<br /><br /><br />Blueberry.Anonymousnoreply@blogger.com