quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Rogério Rodrigues, Antologia - Recensão ao livro "Guiné, crónicas" de Paulo Salgado

Muitos dos escritos de Rogério Rodrigues são recensões e apresentações de livros, habitualmente de amigos, a que dificilmente dizia que não.

Mas esta produção literária não é menor, pelo facto de ser um reflexo de escrita alheia. Digamos que "a propos de" a sua leitura (pensada e escrita) é ela própria também literatura, assim enriquecendo as obras que glosou. Pelo que, numa futura antologia, é obrigatória uma secção para as recensões.

Nos links para os nossos blogues já se encontravam os textos de algumas recensões. Acrescentamos mais um link, do blogue "Luís Graça & camaradas da Guiné", em que se publica texto da apresentação que o Rogério fez do livro de Paulo Salgado, moncorvense também e "amigo de há mais de 50 anos", sobre a sua experiência na guerra do ultramar - "Guiné, crónicas de guerra e amor". Esta sessão teve lugar na Associação 25 de Abril, no dia 20.10.2016.
Com a devida vénia do citado blogue, aqui fica:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2016/10/guine-6374-p16639-notas-de-leitura-894.html

[clicar sobre o link]

O Doutor Paulo Salgado, autor de vários livros para além do que aqui é recenseado, era um dos grandes amigos do Rogério, tendo estado presente na última Homenagem prestada no passado dia 12/10/2019, a título pessoal e em representação do município de Torre de Moncorvo. Foi um dos oradores que se pronunciou sobre Rogério Rodrigues, num emocionado e emocionante depoimento.

Sem comentários: