terça-feira, 30 de outubro de 2012

OS ISIDROS – A epopeia de uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo

A alma é também um abismo temporal e ainda bem. A minha é medieva, sei-o agora. Gosta de viajar nas dimensões do passado, de reconhecer as pessoas que existem nas páginas dos livros e captar-lhes a tristeza inenarrável sentida nas acusações mesquinhas e interesseiras feitas em nome de uma verdade insincera. Gosta de se transformar nas suas vidas quotidianas, de as sentir percorrer as ruas que também percorre, de as olhar nos olhos e descortinar neles a força e a esperança para enfrentar os murmúrios acusatórios dos vizinhos e dos amigos. Gosta de conhecer a realidade prismática que foram obrigados a viver e que transformaram em defesa da sua verdade. Sente que lhes pertence. Sente que tem dentro dela o verbo das orações, os sonhos inacabados antes de tempo, a calma de quem tem a consciência tranquila e nada tem que temer. Este não é apenas um livro de pesquiza histórica, de perseguição e de intolerância. Ultrapassa a narrativa fria da ciência e vai-nos dando quadros de um quotidiano que nos ajuda a compreender as emoções, os sentimentos e as posições de quem não se verga e morre na fogueira, de quem não resiste à dor e é obrigado a renegar as crenças do amanhã.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (parceria Município de Torre de Moncorvo /PARM) continua a promover esta antiga actividade, hoje quase caída em desuso: partir (ou "escachar") amêndoa - se ainda é desses bons velhos tempos, aproveite para matar saudades! - se nunca viu como era, esta é uma boa ocasião para experimentar!
No final, também como era costume, é servida aos participantes uma merenda de produtos regionais.
A iniciativa conta com o patrocínio do comércio local e é abrilhantada pela Tuna da Lousa.
É já no próximo sábado, à tarde (dia 27 de Outubro), mas com inscrições até sexta-feira, ao fim da tarde, para o nº. 279 252 724.

Ver mais: http://www.torredemoncorvo.pt/ix-partidela-tradicional-da-am-ndoa

E ainda sobre o tema da Amêndoa e da Amendoeira, numa abordagem mais alargada, informamos que se realiza um importante seminário, no próximo dia 26, sexta-feira, em Torre de Moncorvo - ver aqui:
http://www.torredemoncorvo.pt/torre-de-moncorvo-acolhe-seminario-sobre-a-amendoa

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Hoje, às 21;30h no Teatro do Celeiro, em Torre de Moncorvo:

Tem sido um sucesso a representação deste clássico de Gil Vicente, pelos Alma de Ferro. Hoje repete-se a peça, pelas 21;30h, no Teatro do Celeiro.
Aqui fica um apontamento que nos foi enviado pelo nosso conterrâneo e consumado actor, Camané Ricardo:

«Dizem que devemos sorrir mesmo sem querer, pois este movimento muscular envia para o cérebro mensagens positivas. Quem sorri mais, adoece menos, Será assim? Bem sorrir é de graça, não custa nada tentar!
O grupo Alma de Ferro, de Torre de Moncorvo, sexta-feira dia 12-09-2012 pelas 21:30h, lugar do Celeiro vai dar-te mais uma vez a oportunidade de fazer rir com a peça “A farsa de D. Inês".
O sorriso ilumina e faz-nos esquecer pelo menos por um breve período de tempo os problemas desta vida errante que se leva, pelo que é com todo o gosto e prazer que eu convido todos os meus amigos para assistir a esta peça fabulosa que o grupo de teatro alma de ferro nos oferece, já agora traz um amigo também. Vem divertir-te com o grupo Alma de Ferro, de Torre de Moncorvo!
Entra nesta grande festa que é de todos, e o riso é bom - quero ver-te sorrir».

Fazemos nossas as suas palavras! - Mais logo, não se esqueça: 21;30h no Celeiro.