O autor da Exposição"Flora de Brincadeiras" apresenta, entre outras obras, uma coleção de bijuteria disponível na livraria Traga-Mundos, em Vila Real ( http://traga-mundos.blogspot.pt/ ). A particularidade a realçar é o facto de utilizar materiais característicos e provenientes de Torre de Moncorvo, tais como sementes da giesta-piorneira, casca de amêndoa, entre outros.
Brincos em casca de amêndoa. ( disponíveis na Traga-Mundos)
Colar: caroços de azeitona, frutos de eucalipto e bagas de zimbro. ( disponível na Traga-Mundos)
Colar em casca de amêndoa. ( disponível na Traga-Mundos)
Colar em sementes de giesta, bagas de zimbro e pendente em amêndoa. ( em exposição em Castelo de Paiva)
Colar em casca de amêndoa e sementes de giesta. ( em exposição em Castelo de Paiva)
Brinco em casca de amêndoa. ( disponível na Traga-Mundos)
3 comentários:
Caro Amigo,
Já tínhamos saudades dos teus post's! E este, por maioria de razão, merece ser aclamado: pelos materiais naturais regionais (da nossa região); pela Arte, paciência, mestria, criatividade, imaginação do criador; por serem peças de "joalharia" bem mais valiosas do que os ouros e pedras preciosas do que aquelas que certos previlegiados adquirem, sobretudo nestes tempos de crise; são ainda peças menos susceptíveis de serem roubadas, porque os ladrões caseiros ainda não perceberam quão valiosas são. E o valor vem da Mensagem q transmitem: são as jóias da Nova Era, ecológicas, bio-degradáveis, anti-consumistas, anti-capitalistas. São o regresso aos tempos primordiais de uma Idade do Ouro ainda sem ouro nem metais, que tanto pode ser Paleolítca, ou Neolítica, ou marginal às classes possidentes das sociedades complexas e progressivamente hierarquizadas.
Oxalá pegue a moda!
Continua, Amigo, a brindar-nos com estas floras de brincadeiras.
Abrçº.,
N.
Olá, João! Tudo bem?
Que peças de arte maravilhosas!Lindas!!! Muitos parabéns! A Traga-Mundos está cada vez mais interessante e, por isso, também está de parabéns.
Abraço,
Isabel
Um carinhoso agradecimento à Isabel e ao N pelas suas palavrasrelativas à minha "joãolharia". Realmente a natureza é minha mestra, meu refúgio e evasão.
abraços,
joão
Enviar um comentário