terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Farrusco" - novo livro de Isabel Mateus


Farrusco - Um Cão de Gado Transmontano é o sétimo livro de Isabel Mateus. Através do protagonista desta obra a autora regressa às suas raízes fundas na ruralidade portuguesa depois de Outros Contos da Montanha, O Trigo dos Pardais (obra do PNL), A Terra do Chiculate e Contos do Portugal Rural. A capa e as ilustrações do livro são da autoria de Cristina Borges Rocha.
“Isabel Mateus, que nasceu nas Quintas do Corisco, Torre de Moncorvo, trabalha e vive em Inglaterra, mas a realidade rural trasmontana com que conviveu na infância está bem presente e também nesta novela, que narra a história de um cão de gado, que faz lembrar em muitos momentos o conto “Nero”, dos Bichos, de Miguel Torga” (A. M. Pires Cabral).

“Isabel Mateus parece ter mergulhado ecológica e intencionalmente no ‘mundo cão’ ao promover o vedetismo do simpático e serviçal farrusco. Paradoxalmente alerta para o risco de extinção que corre este castiço personagem do cenário e da vida das nossas aldeias. Deixa claro o apelo para que se conserve tal espécie canina. Mas torna evidente um enorme conjunto de valores a preservar. E naquilo que mais se evidencia e vale a pena ter em consideração, está subjacente o que caracteriza uma raça, um ambiente, um povo... de valor, com valores, a preservar” (A. Guilhermino Pires).

O livro está disponível nas plataformas on line Wook e Bertrand bem como na Amazon e em livrarias selecionadas. Para mais informação acerca do livro e contacto com a autora por favor visite o seu site: www.isabelmateus.com.

Farrusco é uma boa prenda para oferecer, acolher e ler à lareira neste Natal!


2 comentários:

Anónimo disse...

Viva, N.!

Muito obrigada pela divulgação do nosso "Farrusco".
Na Páscoa estarei aí para apresentar o livro e conversar com todos vós.

Abraço grande,

Isabel Mateus

Anónimo disse...

olá Isabel,
Cá a aguardamos então pela Páscoa.
Até lá, vamos todos "passear" com o seu Farrusco. A ver se arranjo tempo para o ir buscar às Quintas.
Esperando q o Natal tenha corrido bem, desejamos-vos um bom ano 2014.
abraçº
n.