quinta-feira, 10 de maio de 2012

Missa e procissão assinalam a reabertura da capela de Srª. de Fátima e S. João, em Moncorvo

Após significativas obras de restauro realizadas pela Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, aqui se apresenta o cartaz da capela de Nossa Senhora de Fátima (e S. João Baptista), anunciando o programa das celebrações, que se realizarão amanhã, dia 11 de Maio, com uma missa que será celebrada na capela (às 20;30h)  a que se seguirá a Procissão das Velas (21:00h).
Salientamos que a associação desta capela à Senhora de Fátima só ocorreu no século XX (anos 40?), pois até aí era apenas dedicada a S. João Baptista. Construída talvez no século XVIII, ao fundo da cerca do antigo convento franciscano, ainda no século XVIII se fazia aqui uma importante festa, no dia de S, João, em que se realizavam uma espécie de torneios a cavalo (as "cavalhadas" ou "mouriscadas", com saída de S. Jorge a cavalo).
Actualmente a capela é património da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo e aí se guarda, além da imagem (antiga) de S. João Baptista, as imagens de Srª. de Fátima e, mais recentemente, a de S. José, que costuma sair nas procissões do feriado municipal.
Aqui fica o registo dos trabalhos realizados o ano passado:
                                     
Capela de N. Srª. de Fátima - vista do exterior durante as obras (Julho/2011)
                                     
Vista do interior, durante as mesmas obras.

Créditos das imagens: Cartaz - cedido pela Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo; Fotos - N.Campos

Sem comentários: