sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quadros da Emigração - O Encontro do Emigrante e A Terra do Chiculate em Fafe



Após a apresentação do livro A Terra do Chiculate - Relatos da Emigração Portuguesa em Paris e em Estrasburgo, chegou a hora de regressarmos a Portugal- Fafe.

Por ser uma cidade fortemente bafejada pela emigração, a Câmara Municipal de Fafe deliberou a criação física do Museu das Migrações e das Comunidades, em 2008, embora já existisse como plataforma virtual (www.museu-emigrantes.org) desde Agosto de 2001. Conhecida pela "Fafe dos Brasileiros", donde "Partiram, entre 1836 e 1930, cerca de 8ooo fafenses para o Brasil", o Museu também dá especial relevo à forte emigração que aqui se registou para os países europeus, durante a segunda metade do século XX.

Como mais uma forma de homenagem ao emigrante, realiza-se todos os anos, em Fafe, o Encontro do Emigrante, no dia 12 de Agosto, que conta com a participação de algumas centenas de pessoas. Inicialmente coincidente com a data da apresentação do livro A Terra do Chiculate, este ano o Encontro realiza-se precisamente hoje, dia 5 de Agosto, pelas 18h 30.

Na próxima semana, dia 12, esperamos poder contar com todos os que estiveram presentes no referido encontro e com todos vós. Na apresentação de A terra do Chiculate, em Fafe, temos, porém, como certo o valioso testemunho da "Petite immigrée portugaise" (fotografia de Gérald Bloncourt (Http://bloncourt.over-blog.net/) tirada em 1966, no bairro de lata St- Dennis, e que consta da obra A Terra do Chiculate, p. 86 ), ou seja, de Maria da Conceição tina Melhorado.

Passados 45 anos, Conceição Tina relembrar-nos-á a sua viagem a salto para França em tenra idade, na companhia da sua mãe e do seu irmão, a sua vivência no "bidonville" parisiense e relatar-nos-á, igualmente, o seu recente (re)encontro com Gérald Bloncourt, em Paris, durante o passado mês de Junho.

A história desta "Menina" será apenas mais um dos quadros vivos da emigração, mas, com certeza, um dos mais ricos!...

1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

Olá, Isabel:

Já há imenso tempo que não venho ao Blog. Tenho estado longe, mas gosto sempre de saber notícias suas. E então, quando as notícias são excelentes, melhor ainda.
Muitos parabéns e muito êxito.

Abração
Júlia