quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Dança dos Pretos. Registo de Santos Júnior, 1930

Poderá visualizar este filme no site da Cinemateca: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=8140&type=Video.

Registo excepcional!

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente documento!
Em boa hora o prof. Santos Júnior fez este registo, porque a Dança dos Pretos nunca mais se realizou em Moncorvo, ao contrário da das Fitas, que ainda foi recriada nos anos 60. Seria interessante recriar estas danças, sobretudo a das Fitas, como há anos sugerimos a uma direcção anterior da Associação de Comerciantes. Seria um excelente cartaz turístico, sendo certo que esta dança se executou em muitas partes da Europa (e daqui "migrou" para o Novo Mundo, levada por portugueses e espanhóis).
Quanto à Dança dos Pretos, foi a mesma referida há poucos anos, num documentário da RTP, realizado por Anabela de Saint Maurice, com base no registo de Santos Júnior, mas na ocasião não se conhecia este documento da cinemateca, em boa hora aqui postado pelo Rui Leonardo.
N.

Leonardo disse...

Segundo informação que recolhi, o documento original não é da Cinemateca, mas do Fundo Prof. Santos Júnior, depositado no Centro de Memória de Torre de Moncorvo. A película foi cedida para reprodução na Cinemateca, tendo sido disponibilizada no site desta instituição em Julho deste ano.

Tem outro filme também com várias paisagens e aspectos de interesse do Norte de Portugal, sendo de destacar o Rio Douro, Chaves, o Abade de Baçal, o Porto, etc.

Recomendo também que se dê uma vista de olhos por outros títulos com bastante interesse para a história, etnografia e cultura portuguesa.

Anónimo disse...

Boa noite Rui!

Muito obrigada pela informação e pelo vídeo que a acompanha. Sem dúvida muito importante e de grande interessante para a preservação do que é nosso e do mundo.



Abraços para o Rui e o N.,

Isabel