domingo, 22 de janeiro de 2012

Hoje há festa de S. Sebastião na Corredoura!

Desafiando os séculos, continua a realizar-se em Torre de Moncorvo a festinha de S. Sebastião da Corredoura, sempre por volta do dia 20 de Janeiro (dia consagrado a este mártir cristão).
Depois da missa e procissão da parte da manhã, pela tarde, no adro da capela, realiza-se a tradicional arrematação de produtos da região oferecidos pelos devotos, sobretudo pessoas ligadas ao bairro da Corredoura. A festa é também um pretexto para o convívio e passeio domingueiro.
Entre os acordes musicais, que se prolongarão até à noite, a arrematação vai decorrendo: garrafas e garrafões de vinho, enchidos, bolos, etc.. Noutros tempos eram sobretudo os enchidos, cabritos, borregos, ou espécies cinegéticas.


“São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima)” – in Wikipedia, Enciclopédia Livre, “on line”. - Ver mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o

Em Portugal o culto de S. Sebastião desenvolveu-se na 2ª. metade do século XVI, e especialmente depois do desaparecimento do rei D. Sebastião em Alcácer Quibir. Era invocado como protector contra a peste e a fome, devendo explicar-se neste contexto a construção da capela da Corredoura, talvez nos finais do século XVI ou inícios de XVII, por iniciativa dos lavradores deste bairro da vila, que sempre foram muito devotos a este Santo. Apesar do progressivo desapareciemnto dos velhos lavradores, os seus descendentes e amigos teimam em manter a festa até aos dias de hoje. Para eles o nosso bem hajam!!
Txt. e fotos de N.Campos

Sem comentários: