domingo, 8 de janeiro de 2012

"A miragem do Ferro" - uma reportagem da TVI

(Vista das infra-estruturas abandonadas das minas, e a aldeia nova do Carvalhal ao fundo - foto de N.Campos)

Foi apresentada no passado sábado a reportagem da TVI, assinada por Víctor Bandarra (reportagem) e Bruno Vinhas (imagem), intitulada "Miragem do Ferro", realizada há cerca de dois meses, pouco depois das notícias saídas a público sobre a possibilidade de consórcios internacionais se virem a interessar pela exploração do nosso minério.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva N.!

Reconheci algumas pessoas neste filme. Afinal, aqueles que trabalharam na Ferrominas da altura, vindos doutras partes de Portugal, e que depois emigraram para as Franças. Tal foi o caso do Mineiro do conto "O Apelo do Vale", in Outros Contos da Montanha, e agora traduzido para o inglês sob o título "The Call of the Valley".
Também reconheci o provérbio proferido pelo jornalista da TVI no final da sua peça: "Quando a esmola é muita, o pobre desconfia".
Espero que a minha filha não tenha de escrever contos como "A Ferrominas", nem "O Apelo do Vale"! Desejemos que escreva Outros Novos Contos da Montanha onde o apelo do vale seja sinónimo de VIDA.

Abraço,

Isabel

Anónimo disse...

Viva Isabel!
Sempre atenta, apesar da distância!
Pois é, esperemos que a Giuliana venha a ter outras preocupações com as raízes maternas, já que, SE se confirmar que pode haver bom minério entre as vossas quintas e as terras de Carviçais e de Freixo, aqueles lindos vales que nós conhecemos (ribeira de Santa Marinha, com a Fraga do Arco) acabarão esgadunhados por potente maquinaria, desfigurando irremediavelmente aquela paisagem natural que está lá desde os tempos ordovícicos...
É o velho dilema: Ambiente/Património e... Deserto!
ou: Exploração económica e... alguma Vida humana por mais uns tempos. - Remato com outro provérbio do nosso povo: "não há bela sem senão!"...
abraço aí para a ilha grande,
N.