O medronheiro cresce espontaneamente na nossa região, desde a serra do Roboredo até aos vales mais abaixo. O seu fruto amadura pelo mês de Novembro e pode chegar aos inícios de Janeiro, juncando o chão de vermelho, se não for apanhado, o que na nossa região frequentemente acontece, pois aqui não há a tradição de se fazer aguardente de medronho. Por outro lado, o fruto, uma vez maduro e ingerido em excesso provoca dores de cabeça e embriaguez, razão porque não são muito consumidos...
Sobre este arbusto autóctone, diz-nos a Wikipedia (enciclopédia "on line"): «O medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore frutífera e ornamental da família Ericaceae, também conhecida como meródios, ervedeiro, êrvedo ou êrvodo.[1]. É uma planta nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental podendo ser encontrada tão a norte como no oeste da França e Irlanda. O seu fruto é denominado medronho. Em Portugal, pode ser encontrado por todo o país, mas a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e Monchique.»
Embora hoje não haja uma grande concentração na serra do Roboredo, devido às florestações e deflorestações ao longos dos tempos, a verdade é que aqui também os há, sendo um residual da flora primitiva da região. Sendo um arbusto ornamental, fica a sugestão para quem os quiser plantar nos hortos e jardins.
Sem comentários:
Enviar um comentário