Manda a tradição que o Carnaval seja acompanhado pelo "gordo" (carnes de porco conservadas em sal e enchidos). Aqui fica o registo da lareira e de uma nuvem de amendoeira.
6 comentários:
Anónimo
disse...
Belas imagens da tradição do "domingo gordo"! Elas trazem-me à memória os sabores das "vasas secas" cozidas e do "peliquito".
Observación.Cada vez que Joao trae a colación algo que tiene que ver con la comida,Saltan los comentarios. Estos íberos siempre pensando en comer. Un abrazo a todos.Angel
Bem observado Angel!! - e o João sempre nos traz aqui umas coisas tão boas dos comeres trasmontanos (creio que é mais um cliché gastronómico de Sequeiros), que quase me atrevia a sugerir-lhe a abertura de um tasco cá na terrinha. O sucesso era garantido!!! (e ainda com o seu museu rural, de miniaturas de alfaias e outros brinquedos populares florísticos, caramba!, que grande ideia seria....) Pena que hoje não se possa comer chicha, o que não me impede de augar um bocado antes de almoço. abração à malta toda! N. P.S. - como terão reparado tenho andado algo arredado das lides bloguísticas, por vários afazeres, mas espero arranjar algum tempo para ir mandando as minhas "postas" (com a devida vénia da Drª Júlia).
Este espaço visa a divulgação do concelho de Torre de Moncorvo, dando a conhecer as suas gentes, a sua História, o Património Cultural e Natural, disponibilizando ainda informações úteis sobre eventos de interesse, realizados ou a realizar. Utilizamos sempre que possível imagens e textos originais, ou, não sendo o caso, citamos as fontes, pelo que agradecemos que outros façam o mesmo. A utilização da informação específica, textos e imagens deste Blogue, carece de autorização dos seus autores e/ou da Administração do Blogue.
Pretendemos que este seja um elo de ligação e um ponto de encontro dos moncorvenses espalhados pelo mundo, pelo que agradecemos os vossos contactos e comentários.
Contamos ainda com a vossa colaboração, através de fotos antigas ou actuais (desde que com boa qualidade) e que se reportem ao nosso concelho, bem como outro tipo de imagens, ou mesmo colaboração literária, a qual poderão enviar para o nosso e-mail: memcorvo@gmail.com
6 comentários:
Belas imagens da tradição do "domingo gordo"!
Elas trazem-me à memória os sabores das "vasas secas" cozidas e do "peliquito".
Obrigada por este quadro, João!
Isabel
Ou ENTRUDO como se dizia antigamente!!!
Parece que até sinto o cheirinho dos enchidos, caramba!!!
Lopes
Isabel, obrigado pelas palavras e muito sucesso para a "Terra de chiculate".
Lopes, realmente a designação de Entrudo vai melhor com este prato popular.
um abraço,
João
Que bom ! O cheirinho chega aqui... Até faz crescer água na boca! E, por momentos, regresso aos meus tempos dea menina e moça...
Obrigada, Vasdoal
Observación.Cada vez que Joao trae a colación algo que tiene que ver con la comida,Saltan los comentarios.
Estos íberos siempre pensando en comer.
Un abrazo a todos.Angel
Bem observado Angel!! - e o João sempre nos traz aqui umas coisas tão boas dos comeres trasmontanos (creio que é mais um cliché gastronómico de Sequeiros), que quase me atrevia a sugerir-lhe a abertura de um tasco cá na terrinha. O sucesso era garantido!!! (e ainda com o seu museu rural, de miniaturas de alfaias e outros brinquedos populares florísticos, caramba!, que grande ideia seria....)
Pena que hoje não se possa comer chicha, o que não me impede de augar um bocado antes de almoço.
abração à malta toda!
N.
P.S. - como terão reparado tenho andado algo arredado das lides bloguísticas, por vários afazeres, mas espero arranjar algum tempo para ir mandando as minhas "postas" (com a devida vénia da Drª Júlia).
Enviar um comentário