domingo, 5 de junho de 2011

Festa de Santo Cristo em Moncorvo

O bairro de Santo Cristo engalanado para a festa
Apesar de hoje (5 de Junho) ser dia de eleições, realizou-se a tradicional festa de Santo Cristo, promovida pelos moradores do bairro do mesmo nome, nesta vila. Durante alguns dias os habitantes do Santo Cristo, no seu fervor bairrista, engalanaram as ruas e atapetaram-nas de verduras e de flores. O bairro integra os chamados prédios (ou blocos) do antigo Fundo de Fomento de Habitação e o bairro das vivendas que teve origem no antigo bairro dos "retornados". Outrora, toda esta zona era coberta por um vasto olival - o olival de Santo Cristo - pertencente ao grande proprietário António Montenegro. Esse olival era assim chamado devido à existência de uma capela chamada do Santo Cristo, julgamos que na zona do cemitério, talvez a antiga igreja de Santiago, desaparecida nos finais do século XIX, com o alargamento do dito cemitério.

A procissão pela Avenida dos Bombeiros, junto à Cooperativa
Julgamos que não há notícia desta festa antes do século XX, mas, se havia, com o desaparecimento da capela, a mesma caíu no olvido. Só nos finais dos anos 70, com o início do povoamento do bairro e sob a égide da então muito dinâmica Associação Cultural e Recreativa de Santo Cristo, a mesma se começou a realizar.


A procissão numa rua do bairro do Stº Cristo


Os moradores têm lutado pela construção de uma nova capela, tendo chegado a fazer-se uma maquete e projecto (com assinatura do arquitecto Paulo Afecto), estando prevista a sua implantação para o lado Nascente da recém construída praça da República.


Hoje à noite há arraial junto aos prédios - por isso vá até lá tomar um copo!
Txt. e fotos de N.Campos

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma excelente iniciativa e uma tradição a preservar. Os moradores do bairro do Santo Cristo estão de parabéns!

Abraço,
Isabel