quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Apresentação do livro "O último Oleiro", de António Duque

(clicar na imagem para AMPLIAR)

No próximo sábado, dia 20 de Agosto, por ocasião da festa de Senhora do Amparo, pelas 21;30h, será feita a apresentação do livro de António Rómulo Duque (Toninho Duque, para os amigos).
Este trabalho é resultado do convívio do autor com aquele que se considera ser o último oleiro do Felgar, o Sr. António Rebouta (mais conhecido por ti Roberto), falecido em 1987. António Duque aprendeu com ele as artes do barro e chegou a montar uma roda de oleiro em sua casa, tendo ajudado o velho oleiro na elaboração da sua última fornada. Aproveita o autor para relatar aqui as suas vivências na terra natal, referindo outros oleiros e, mais recentemente, o seu contacto com o Museu de Olaria (Barcelos), onde se encontra a mais relevante colecção de peças de barro do Felgar.
Esperamos que este contributo, depois dos trabalhos de Adriano Vasco Rodrigus, Maria da Graça Freitas/Manuel M. Macedo, N. Rebanda/Miguel Rodrigues e, mais recentemente, Liliana Reis, possa constituir mais uma achega para um núcleo museológico dedicado às Artes Cerâmicas do Felgar, que desde há anos vimos defendendo.
Sobre o autor, António Rómulo Duque, é, como dissemos, natural do Felgar, embora se encontre presentemente a trabalhar e a residir em Braga. Tendo seguido o destino de tantos jovens sem possibilidades económicas, começou a trabalhar muito cedo como empregado comercial em Moncorvo, mas o seu engenho e arte viria a revelar-se no campo da electrónica, de modo auto-didacta, tendo chegado a construir um emissor artesanal, na fase da febre das "rádios piratas", com que inaugurou a Rádio Felgar em 1988. Posteriormente foi responsável da parte técnica da RTM (Rádio Torre de Moncorvo), tendo fornecido equipamentos e montado o posto retransmissor desta rádio na serra do Roborêdo.

Sempre ligado à electrónica, com diversas formações na área, uma delas com estágio na Alemanha, aquando da integração nos quadros de uma multinacional alemã em Braga, como técnico de electrónica no apoio à produção.
Homem dinâmico, Rómulo Duque foi co-fundador de associações (p. exemplo Associação Cultural do Felgar e Associação de Técnicos de Electrónica em Braga), sindicalista, aprendeu olaria, plantou árvores, é pai de filhos (nomeadamente do jovem musico Diogo Encarnação Duque),pelo que só lhe faltava mesmo escrever um livro!
Desde já os nossos parabéns ao amigo Toninho Duque por mais esta ousadia!

Para aquisição do livro e demais informação, consultar:

http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/o-ultimo-oleiro/9789899734104/e http://blogue.sitiodolivro.pt/2011/07/05/o-ultimo-oleiro/

Txt. de N.Campos

2 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Na impossibilidade de estar presente, deixo aqui os meus parabéns ao autor, desejando-lhe muito êxito.

Um grande abraço
Júlia Ribeiro

Anónimo disse...

Já comprei e li o livro do qual gostei . Também me lembra bem de algumas dessas conversas e de o Toninho Duque ter mandado fazer a roda , na qual também ainda tentei fazer alguma peça, mas pelos vistos o jeito era pouco, mas o Toninho tinha de grande jeito para a arte e viria a ser um bom disciplino do mestre Sr. António Rebouta.
AC