segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fadista Joana Costa (en)cantou no Felgar

Momento do espectáculo - a fadista acena à multidão
Embora sendo natural de Torres Novas, Joana Costa tem origens no Felgar, de que guarda boas recordações da sua infância e adolescência, como fez questão de referir durante a sua actuação, no passado sábado, tendo, inclusive, dedicado uma canção ao avô que já não conheceu.
Vencedora do Prémio Amália 2010, Joana canta desde muito cedo, tendo participado aos 16 anos numa revista realizada na Chamusca.

Pessoas de todas as idades (com alguns familiares embevecidos) assistem em silêncio...
Como já se escreveu, esta fadista é "detentora de uma grande energia em palco e de um invulgar poder de interacção com o público", o que foi notório para quem a viu e ouviu cantar no recinto do Santuário da Senhora do Amparo. A sua simplicidade, grande à vontade, a par de uma voz extraordinária e excelente presença em palco, conseguiram "agarrar" a multidão que "colaborou" em alguns fados, cantando também e batendo palmas.
Joana Costa, em grande estilo.
É já detentora de um grande palmarés, a nível nacional e internacional, com actuações, por exemplo, em Istambul (Turquia), Àustria e Espanha, em representação de Portugal. Por cá, destaque para o facto de ter sido convidada especial numa homenagem a Maria Amélia Proença, realizada no Museu do Fado, e por iniciativa da APAF (Associação Portuguesa dos Amigos do Fado).
Momento da oferta de uma recordação do Felgar, com um pucarinho, o ex-libris da freguesia

Os temas que interpretou no passado Sábado eram sobretudo do seu álbum "Recado" lançado em 2008, com letras de António Lobo Antunes, Tiago Torres da Silva, António Torre da Guia, Pedro Homem de Mello, Ferrer Trindade, Fernando Perez e Carlos Ary dos Santos. O acompanhamento musical esteve a cargo de Samuel Cabral (guitarra portuguesa), Nelo Garcia (viola) e Filipe Teixeira (contrabaixo).

Por: N.Campos e Rómulo Duque (fotografias)

Sobre Joana Costa, ver mais:

Sem comentários: