sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

General Tomé Pinto faz hoje anos!

O Sr. General Tomé Pinto faz hoje anos.
Como ilustre conterrâneo, aqui ficam os nossos parabéns pelo seu aniversário, agradecendo a informação ao nosso colaborador e amigo Filipe Camelo, coordenador do Fórum de Maçores (e de outros fóruns de freguesias do nosso concelho), que nos enviou a foto e informação respectiva:

General Alípio Tomé Pinto
Nasceu em 14.1.1936, na aldeia de Maçores, concelho de Torre de Moncorvo. É licenciado em Ciências Militares e seguiu a carreira do Exército, na Arma de Infantaria. Teve um percurso brilhante, chegando ao posto de General, (em 5.5.1981) quando tinha apenas 45 anos de idade. Todos os seus actos em campanha foram reconhecidos como "heróicos de abnegação e de Valentia extraordinários", pelo que foi condecorado com a medalha de prata de Valor Militar com Palma e promovido, por distinção, ao posto de major. Cumpriu missões em Angola e na Guiné e comandou uma Brigada Portuguesa (durante 2 anos), intervindo em exercícios da NATO de que resultaram duas menções honrosas e as melhores ligações com o Exército Italiano e Reino Unido. Teve papel decisivo nos acontecimentos do 25 de Novembro de 1975, os quais levaram à consolidação da democracia em Portugal. Foi Chefe de Estado Maior da Região Militar de Lisboa, logo após esses acontecimentos, com o posto de Coronel. Em 28 de Agosto de 1982 é escolhido para Comandar a Guarda Nacional Republicana, até 4.1.1988. Foi assessor do General CEMGFA para os assuntos de pessoal e logística, desde Maio de 1981 a Agosto de 1982. Exerceu as funções de Quartel Mestre General no Exército a partir de 4 de Janeiro de 1988 e depois as de Vice-Chefe do Estado maior do exército de que pediu a exoneração em Março de 1991. Em Junho de 1991 foi nomeado, por escolha, para representante de Portugal na Comissão Conjunta para a Formação das Forças Armadas Angolanas nos termos do Acordo de Bicesse. Em 4.5.1993 foi colocado como Juiz Vogal no Supremo Tribunal Militar. Da sua folha de serviços constam: treze louvores ao nível de Ministro ou Oficial General, quinze condecorações nacionais, dez condecorações estrangeiras. Desde Janeiro de 1995 tem vindo a exercer funções de Curadoria ou Consultadoria nas Instituições ou Empresas de Direito Privado, fazendo parte em alguns órgãos sociais. O General Tomé Pinto é um dos mais prestigiados militares Portugueses da sua geração.
Fonte: http://www.bragancanet.pt/filustres/apinto.html

Fotografia do General Tomé Pinto neste post: retirado de artigo da LUSA em: http://cc3413.wordpress.com/2009/06/11/xvi-encontro-nacional-de-combatentes/

Ver também: http://macores.forumativo.com

Nota: Agradecemos a colaboração de Filipe Camelo, coordenador do Fórum de Maçores.

1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

Por muitos e bons !
Parabéns , Amigo General Tomé Pinto.

Um grande abraço
Júlia