sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Livro de "De Cabinda ao Namibe" é apresentado hoje no Porto

É aprsentado hoje, dia 26 de Nobembro, na Biblioteca Almeida Garrett (junto ao palácio de Cristal), no Porto, pelas 21 horas, este excelente livro de Adriano Vasco Rodrigues.
O Professor Adriano Vasco Rodrigues, embora sendo natural de Longroiva (concelho da Meda), casou no Felgar com a Doutora Maria da Assunção Carqueja, sendo um emérito historiador, arqueólogo e pedagogo, com vasto currículo em Portugal e no estrangeiro, tendo dirigido, há anos, uma Escola Superior em Möll, na Bélgica.
O presente livro conta uma série da passagens da vida do autor por terras africanas, mais especificamente em Angola, na 2ª. metade dos anos 60, onde exerceu actividade como inspector escolar e, entretanto, como arqueólogo e antropólogo. O estudo dos túmulos indígenas da Kibala, ou a escavação de um barco do século XVIII no deserto do Namibe, além de muitos outros aspectos relativos à história angolana, são motivos de especial interesse que tornam muito atractivo este livro quase de aventuras.
A não perder!

1 comentário:

artur salgado disse...

De facto ,e por mais de uma vez já o afirmei O Doutor Adriano Vasco Rodrigues é um ilustre felgarense adoptivo com grande potencial intelectual no âmbito das Ciências Sociais e também na Pedagogia. Também o foi na politica. Para além da sua obra muito rica e diversificada, apraz-me registar uma experiência que constava do seguinte"
Tentou extrair da hematite da Carvalhosa ( Felgar- Moncorvo)ferro com base na tecnologia utilizada pelos romanos.Para que o leitor possa aferir do espírito inquieto e irrequieto do Dr. Adriano conviria ler o livro " Felgar";de 2006 em co -autoria com sua esposa Maria da Assunção Carqueja Rodrigues para podermos antecipadamente prescrutar o que este novo livro nos tratar de belas imagens narrativas e certamente de memórias com sabor africano.