quarta-feira, 27 de abril de 2011

No Centro de Memória: exposição de pintura de Ana Pinho e Gomes da Rocha

Integrada nas comemorações do 25 de Abril, foi inaugurada a exposição de pintura de Ana de Pinho e Gomes da Rocha, intitulada "Ao Deus dará", a qual ficará patente até ao próximo dia 22 de Maio.



Momento da inauguração (o casal de artistas e sua filha, com o Presidente da Câmara) - foto de João Pinto V. Costa


Composta por algumas dezenas de quadros, o casal de artistas faz questão de dizer que não possuem "escola", mas estão atentos à "escala", pintando "ao deus dará", o que não é inteiramente verdade, pois nota-se uma linha de coerência estilística entre algumas obras, sobretudo as que parecem representar máscaras africanas. A esta influência não terá escapado Gomes da Rocha, dado o seu contacto com as terras africanas, uma vez que cumpriu o serviço militar na Guiné.
Ana de Pinho apresenta também domínio da técnica pictórica e mestria na composição, revelando um apurado sentido estético, fruto de um olhar treinado e longo contacto com a Arte, facto a que não será alheia a sua actividade profissional de Designer de Interiores.



Quadro de Ana de Pinho, intitulado "Cravos" (aguarela e lápis de cera sobre papel) - foto de João Pinto V. Costa


Ana de Pinho nasceu em S. João da Madeira, mas viveu toda a infância e adolescência em Paris, onde desde cedo se começou a interessar pelas artes plásticas. Artista autodidacta, dedica-se também à escrita nas horas vagas. Realizou a sua primeira exposição no Ateneu Comercial do Porto em Abril de 2010. Esta é a sua 2ª. exposição. Momento da inauguração da exposição, no Centro de Memória - foto de João Pinto V. Costa
.

Gomes da Rocha nasceu no Porto em 1950, foi jornalista e, ao presente, exerce a profissão de advogado. Dedica-se à pintura nas suas horas de lazer, tendo-se iniciado na arte por motivação da esposa. Expôs individualmente no Ateneu Comercial do Porto (Abril de 2009) e na Casa do Douro, na Régua (Maio 2009). Em Julho de 2009 integrou uma colectiva de pintura de sócios da cooperativa Árvore, do Porto. Em 2010 expôs pela 1ª. vez no Centro de Memória de Torre de Moncorvo, e, no mesmo ano, voltou a expôr no Ateneu Comercial do Porto, em parceria com Ana de Pinho. Expôs ainda em Mirandela (Setembro de 2010), encontrando-se representado em algumas colecções particulares e de instituições, como por exemplo, Cooperativa Árvore, Câmara Municipal da Régua e Câmara Municipal de Moncorvo.


Quadro de Gomes de Pinho, intitulado "Gata e gato" - foto de João Pinto V. Costa


Esta exposição pode ser visitada no horário normal de expediente da Biblioteca Municipal e Centro de Memória de Torre de Moncorvo.

Sem comentários: