sábado, 16 de outubro de 2010

Isabel Mateus cria "web page"

A nossa ilustre colaboradora, conterrânea e Amiga Isabel Mateus acaba de criar uma "web page" com opção de leitura em português e inglês. Num "site" de consulta muito fácil, a escritora e professora da Universidade de Liverpool (Reino Unido), disponibiliza alguma informação sobre si e a sua obra. Aqui fica o respectivo link: http://www.isabelmateus.com/

Isabel Maria Fidalgo Mateus nasceu nas Quintas do Corisco, um pequeno povoado de atrás-da-serra (do Roboredo), na freguesia de Felgueiras, concelho de Torre de Moncorvo. Estudou na Escola Secundária de Torre de Moncorvo e veio a licenciar-se m Português-Francês na Universidade de Évora. Mais tarde enfunou as velas e partiu, não para as índias distantes, mas para uma Europa não menos distante. Matriculou-se na Universidade de Birmingham (Reino Unido) onde fez o doutoramento (grau de PhD) e aí leccionou lingua e literatura portuguesa. Mais tarde passou para a Universidade de Liverpool, onde permanece como Professora de Língua e Literatura Portuguesa.
É especialista na obra de Miguel Torga, sobre quem fez a tese de doutoramento, de que resltou a obra "A viagem de Miguel Torga". De acusado registo torguiano é também a sua colectânea de contos precisamente intitulada "Outros contos da Montanha". Mais recentemente publicou outro livro de contos, como aqui noticiámos, sob o título "O Trigo dos Pardais", tendo como fundo paisagístico e humano as suas terras de origens, as terras de Moncorvo.
Nos seus períodos de férias responde sempre ao chamamento das raízes e aqui passa os seus dias felizes com a família, participando em actividades locais. Além disso é uma colaboradora assídua deste nosso blogue, o que muito nos honra.
Felicidades, Isabel!

N.Campos

3 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Olá, Isabel:

Que bom poder conversar consigo. Anteontem conheci a sua mãe. Encontrámo-nos na Biblioteca de Moncorvo.
Um encanto a D.Idalina. Uma grande Mulher! Que muito lutou e venceu. Com que orgulho falou dos filhos todos, mas muito especialmente da Isabel. E com toda a razão.
Foi uma conversa que veio do passado ao presente. Talvez ainda uma pontinha de futuro...
Eram desta têmpera as nossas mães.
E imagine: disse-me que gosta de ler os meus livrecos.
Conheci também o seu primo Ventura.
Só pela sua mãe já foi uma tarde em cheio.
Um grande abraço
Júlia

Anónimo disse...

Bora lá Isabel, mais livros destes que nos consolam a alma transmontana.
Esperamos ansiosamente o novo livro acerca da emigração portuguesa .
Ac

Anónimo disse...

Olá à Júlia e ao AC!

Agradeço imenso as vossas palavras!Estou a tratar de finalizar o livro sobre a Emigração. Este é outro dos assuntos que me toca profundamente a alma, pois não é um fenómeno só do passado. Está bem presente ainda nas nossas vidas!

Júlia:
Telefonei à minha mãe nesse sábado para saber novidades e ela contou-me tudo. Ela também adorou conhecer pessoalmente a Júlia. E é verdade que gosta muito dos seus livros. Sempre leu bastante, mas desde que está sozinha passa as tardes a ler. Quando não tem livros novos, lê novamente aqueles de que mais gostou. Aposto que não levará muito tempo para terminar o novo do António Júlio, nosso parente e amigo.

Um grande abraço,

Isabel