terça-feira, 19 de outubro de 2010

República comemorada com livros, revista e uma exposição de jornais da época

No passado fim-de-semana e no âmbito das comemorações da implantação da República em Torre de Moncorvo promovidas pelo município, decorreu no auditório da biblioteca municipal o lançamento de dois livros e de uma revista, além de uma exposição de primeiras páginas de diversos periódicos que se publicaram na região entre 1910 e 1926.
Aqui fica a reportagem:

Dia 16.10.2010, 15;00h - O Presidente da Câmara, Engº. Aires Ferreira, abrindo a sessão de apresentação do livro "História política de Torre de Moncorvo, 1890-1926", de autoria de António Júlio Andrade (2º. a contar da direita), o qual seria apresentado pelo jornalista Rogério Rodrigues (segundo a contar da esquerda). O livro versa sobre os últimos anos da monarquia e todo o período da chamada Primeira República, no nosso concelho.

Momento de apresentação do novo número da revista da Associação dos Antigos Alunos e Amigos do ex-colégio Campos Monteiro, por Rogério Rodrigues, que foi o coordenador editorial da mesma. Esta revista é presentemente dirigida pela Drª. Júlia de Barros G. Ribeiro (1ª. a contar da direita), sendo o actual presidente da direcção da associação o Engº. Ramiro Salgado (2º. a contar da direita). A revista possui artigos de diversos autores, focando diversas realidades e personagens do concelho e da região, embora com um tema de fundo: "Ensino e República".
A revista, tal como o livro anteriormente referido, tiveram a chancela da editora Âncora, representada pelo Dr. António Baptista Lopes (1º. à esquerda).
Dia 17.10.2010 (domingo), 15;00h - O Sr. Presidente da Câmara abrindo a sessão de apresentação do livro de Adília Fernandes "História da Primeira República em Torre de Moncorvo, 1910-1926". A apresentação do livro coube ao Prof. Doutor Norberto Cunha (na foto acima, 2º. a contar da direita) que, numa extensa prelecção, fez uma caracterização da sociedade portuguesa na transição do séc. XIX para XX, bem como dos movimentos sociais e ideológicos, além de graves crises económicas, que vão estar em correlação com os acontecimentos que decorreram entre a queda da monarquia e o advento do Estado Novo, com o golpe do 28 de Maio. No que toca a este livro, a autora (na foto, a 2ª. a contar da esquerda), partindo das chamadas "fontes primárias" (livros de actas), procurou enquadrar os factos locais na História nacional do período considerado. O livro foi editado pela Palimage, com apoio do município, que também apoiou as publicações anteriormente mencionadas.

Paralelamente à apresentação de livros e revista referidos, esteve patente uma mostra de primeiras páginas de jornais da época.
É de destacar o numeroso público que esteve presente nestes eventos.
Fotos: cedidas por Biblioteca Municipal, a quem agradecemos.
________________________

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero felicitar mais uma vez o Município de Torre de Moncorvo por oferecer aos seus munícipes estes momentos altos de cultura.

Felicito igualmente os Autores dos livros e da Revista, assim como todos os intervenientes. Parabéns!

Isabel