sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Programa de regeneração urbana da vila de Moncorvo

Capa do folheto de divulgação deste programa, apresentado ao público em 2009
Foram assinados ontem, dia 30 de Setembro, no salão nobre dos paços do concelho de Torre de Moncorvo, os contratos de financiamento das operações do programa de regeneração urbana "Viver Moncorvo", no âmbito do programa Operacional do Norte, ON2. Este programa incide sobretudo na área do centro histórico e áreas conexas da vila de Torre de Moncorvo, encontrando-se algumas das obras já em em fase de conclusão, além de outras que agora serão iniciadas.

Momento inicial da cerimónia, encontrando-se na tribuna o representante do ON2, Presidente da Câmara e Presidente da direcção da ACIM (foto N.Campos)

As principais obras envolvidas neste programa são, na área do bairro do Castelo, a substituição de um Posto de Transformação existente na proximidade do actual posto de turismo; a colocação de abrigos para os utentes do sistema de transportes urbanos; construção de uma variante da avenida das Amendoeiras para garantir o acesso à zona de desporto e lazer; instalação de um gabinete técnico na sede da ACIM (Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo); instalação do Museu de Arte Sacra na igreja da Misericórdia; reabilitação do actual recinto das feiras convertendo-o em espaço multifuncional; implementação do Museu do Castelo; recuperação de uma das antigas portas do castelo e capela adjacente; acções de animação de rua no Centro Histórico; intervenção nas fachadas da Praça Central, etc..

O Sr. Presidente da Câmara no uso da palavra (foto N.Campos)

Nas palavras do Sr. Presidente do Município, Engº. Aires Ferreira, "isto é o corolário de uma política que vem desde 1995, quando se iniciou a intervenção na envolvente da igreja matriz, nomeadamente Praça General Claudino e Rua das Flores". Na sua intervenção, enunciou os diversos exemplos de recuperação empreendidos pelo município nos últimos 20 anos para instalação de serviços públicos, uma vez que no seu entender o património se deve preservar pelo uso.
O representante da Comissão Executiva do ON2/Novo Norte, Dr. Carlos Duarte, por seu lado, reconheceu o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo município de Torre de Moncorvo, enaltecendo este ambicioso plano de recuperação agora apoiado.


O Sr. Vogal executivo da Comissão Directiva do p. ON2, no uso da palavra (foto N.Campos)

O montante global aprovado e que será objecto de investimento até 2012 é de 2.100.000 Euros.

Ver mais em:

http://www.torredemoncorvo.pt/assinatura-de-contratos-do-programa-de-regenerac-o-urbana

1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

Também eu desejo todo o sucesso a este belo programa.

Júlia Ribeiro