terça-feira, 5 de outubro de 2010

Toponímia assinala centenário da República em Torre de Moncorvo

(clicar sobre a imagem para a ampliar)

O novo "Largo da República" fica do lado Norte do cemitério municipal, onde estava o desaparecido bairro social (casas pré-fabricadas).
Recordemos que noutros tempos também a actual praça Francisco Meireles (no centro da vila), se chamou Praça da República. Houve ainda uma Rua da República, que mais não era do que a ruela que liga a actual avenida Duarte Pacheco ao largo Dr. Balbino Rego, topónimo este que rapidamente cairia no olvido. Também se tentou renomear a Rua das Flores em Rua 5 de Outubro, mas mais uma vez não pegou, já que o topónimo antigo acabou por prevalecer na memória popular, acabando restaurado por uma comissão de toponímia municipal.
E assim foi que a toponímia republicana de Moncorvo se evaporou de todo, até ao presente Largo da República, que hoje assim se "baptiza".

Acrescentamos que se ainda existisse a antiga casa de Miguel Mesquita, na Corredoura, aí se deveria também fixar uma placa alusiva a este convicto republicano dos de antes de 5 de Outubro.

Ver mais em: http://www.torredemoncorvo.pt/comemorac-o-do-5-de-outubro-em-torre-de-moncorvo

1 comentário:

Anónimo disse...

A "República" do convite parece que está com um ar um pouco desimado... será da Crise??? (afinal 100 anos depois a coisa não está muito melhor...)