quarta-feira, 20 de outubro de 2010

VII Partidela Tradicional da Amêndoa, recriada no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo

(clicar sobre o cartaz para ampliar)


Conforme anunciado no cartaz, realiza-se no próximo sábado, dia 23, pelas 15;30h, a VIIª Partidela Tradicional da Amêndoa.
Esta actividade realizava-se por esta altura do ano e decorria até ao Natal (e às vezes mais, no caso de maiores produtores), sendo realizada ao serão, normalmente em sistema de entre-ajuda (só os grandes proprietários pagavam jeiras às partideiras). Era um momento de convívio entre jovens pessoas de todas as idades e uma oportunidade para os rapazes se aproximarem das raparigas que "tinham debaixo de olho", já que as ocasiões de namoro, especialmente à noite, não eram muitas. Outros tempos!
Com o decréscimo da produção da amêndoa e a maquinização desta actividade, desde há cerca de 30 anos que esta tradição, característica da chamada "Terra Quente Trasmontana" (zona mais próxima do Douro Superior) entrou em decadência, para a qual também concorreu a televisão com as suas telenovelas. Os serões deixaram de ser momentos de amena cavaqueira, ao pé do lume, a escachar amêndoa, e passaram a orientar-se para o caixote das imagens, com menos conversa e menos actividade produtiva...
Se quiser saber como era, participe! É no próximo Sábado no auditório do Museu, estando prevista uma actuação da Tuna Popular Lousense e uma merenda no final, como era da praxe.

Esta actividade é organizada pelo município de Torre de Moncorvo e pelo PARM, contando com diversos patrocinadores, institucionais e comércio local, além dos Lares e Centros de dia do concelho.

Ver mais: http://www.torredemoncorvo.pt/vii-partidela-tradicional-de-am-ndoa e http://parm-moncorvo.blogspot.com/2010/10/vii-partidela-tradicional-da-amendoa.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns aos organizadores por mais esta "Partidela"!
A reportagem fotográfica testemunha a adesão e o entusiasmo de todos, tanto dos mais idosos, como dos mais jovens.Também eles estão de parabéns.
Momento bonito, o da actuação da Banda Popular Lousense! Que continuem a abrilhantar os eventos da Terra por muito tempo.

Obrigada pelos momentos que nos proporcionaram, pois também senti que estava aí.

Grande abraço,

Isabel