segunda-feira, 12 de julho de 2010

Explosão de aroma

Erva-peixeira (Mentha cervina), em floração.


Esta planta, cada vez mais rara, ainda é utilizada no tempero dos peixes do rio. Pelo seu aroma, presta-se para afujentar certos animais indesejáveis, como os ratos. Aqui está um produto perfeitamente natural contra estes roedores.
Apesar da raridade, o seu cultivo é viável em vaso, jardins e hortas. Necessita de água e de umas aparadelas, de vez em quando, para rejuvenescer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Vasdoal,
outra réplica interessante a provar que o que se passa lá no ar (seja foguete ou explosão de super-nova) se passa cá no chão, seja na flor da erva-peixeira, ou do dente-de-leão, ou de algumas outras plantas que até atiram com as sementes, espalhando-as, para novo ciclo de renascimentos....
"Aquilo que está em baixo é igual ao que está em cima, e aquilo que está em cima é igual àquilo que está em baixo", lá diz a Sabedoria do Hermes Trimegisto (2º princípio da Tábua Esmeralda).

No que toca à erva-peixeira, saliente-se que ela é o ingrediente essencial para o famoso molho que dão o especial toque de sabor aos peixes do rio...Sabor! (ou do Douro que sejam). Segredos "alquímicos" da nossa gastronomia.
N.