terça-feira, 27 de julho de 2010

“António Aguiar, sobrevoando o Douro e o Côa”, in “Desporto 24”

Ainda no rescaldo do VII Open de Parapente do Douro Superior/Torre de Moncorvo, aqui ficam alguns excertos de um artigo recentemente saído num jornal digital:

«Escolhe aí um golo perto do Soito para a prova de Moncorvo e envia-me as coordenadas". A encomenda do mestre Vítor deixara-o encantado com a perspectiva duma aterragem na sua terra e, ao mesmo tempo, tão longínqua da Serra de Reboredo, a 90 km. João depressa rumou a Alfaiates, no planalto, perto da barragem. Cedo encontrou um campo livre de vedações e de muros, sem árvores altas nem cabos, uma aterragem segura para qualquer piloto.

(…) No terceiro dia, sábado, já com mais pilotos inscritos em Torre de Moncorvo e sob um vento fraco e tórrido de Nordeste, optou-se por uma manga de 89 km até Alfaiates, Sabugal, perto da barragem, nos grandes campos, outrora de batalha, dum tempo conturbado da História de Portugal. Nunca da Serra de Reboredo, nem das outras serras nordestinas, havia sido desenhada e conseguida uma tão longa manga, transpondo a mais de 2000 metros de altitude o leito do Douro e, por três vezes, o do Rio Côa.


(…) Esta prova, organizada pelo Clube Ares da Minha Serra, de Moncorvo, e dirigida pelo ex-seleccionador Vítor Baía, não contou para o campeonato de Portugal por questões meramente administrativas, embora outras provas, que contaram, terem continuado a ficar aquém do nível desportivo das competições de parapente que há dez anos se desenham a partir da Serra de Reboredo com esta magnânima equipa técnica.

É de salientar o habitual bom acolhimento do Clube Ares da Minha Serra, o clube anfitrião, que, mesmo não tendo conseguido incluir a prova no Campeonato nacional, não deixa de registar a presença de alguns pilotos que nunca deixaram de comparecer, desde que ali se iniciaram as competições de parapente, há dez anos.

As classificações e os “tracklogs” dos voos estão disponíveis no site http://www.aresdaminhaserra.pt/

In: Desporto-24, 2010.08.02 > veja o artigo completo neste endereço: http://www.desporto24.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6459:antonio-aguiar-sobrevoando-p-douro-e-o-coa&catid=103:opiniao&Itemid=288

Nota: fotos retiradas do "site" do Clube Ares da Minha Serra - ver mais no respectivo "site" mencionado acima.


Sem comentários: