sábado, 17 de julho de 2010

Vem aí a festa do Carvalhal!

(clicar sobre a imagem para a ampliar)

Carvalhal é a povoação mais recente do concelho de Torre de Moncorvo.

No princípio eram terrenos agrícolas e alguns lameiros, pertencentes à freguesia do Felgar, além de quintas e algumas casas, isoladas ou em pequenos núcleos, como o "bairro do Moita", reminiscências dos velhos tempos mineiros. Depois vieram as grandes expectativas de arranque do Iron Ore Moncorvo Project, nos finais dos anos 70 e inícios da década de 80 do século passado. E foi como na "febre do ouro" do far-west: veio gente e fizeram-se mais casas. Primeiro umas bombas de gasolina e um café, depois oficinas e armazéns, mais tarde, um restaurante e uma discoteca... E mais casas, que os terrenos na vila eram caros e as minas vinham aí! - Não vieram, mas ficaram as pessoas e as casas. Aldeia-satélite (para outros, dormitório) da vila, mas onde pairam laivos "independentistas" em relação à sede da freguesia - o Felgar - a que continua a pertencer. Para fortalecer o bairrismo, faltava uma igreja, já que o campanário é, tal como na Idade Média, o símbolo aglutinador por excelência da comunidade. De traça moderna, embora utilizando o material geológico da zona (granito), o seu projecto de autoria da Arquitecta Ana Maria Rodrigues, ao serviço do município. A patrona da igreja tinha de ser Santa Bárbara, como convinha a um povoado nascido nas imediações (e nas expectativas) das minas, pois esta Santa é, universalmente, a protectora dos mineiros. Para aqui foi transferida a pequena imagem que estava na improvisada capela do bairro mineiro da Ferrominas.

E é em honra de Santa Bárbara que, tal como nos anos anteriores, se realiza, entre os dias 23 a 25 de Julho e com um prolongamento no dia 1 de Agosto, a Festa do Carvalhal. O programa das festas pode ver-se no cartaz editado em cima. - A não perder!

________

Nota: esta festa, tal como muitas outras, é realizada no período de Verão, por conveniência de envolver as pessoas que estão fora e vêm de férias, não coincidindo portanto com o dia que a Igreja dedica a esta mártir, o qual é 4 de Dezembro - ver mais em: http://www.ordeng.webside.pt/Default.aspx?tabid=1761).

Txt.: N.Campos

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria felicitar a Comissão de Festas do Carvalhal por dar continuidade a estas iniciativas, tal como acontece em outras localidades do nosso Trás-os-Montes. E ainda bem que são os jovens que estão à frente destas actividades. Parabéns António!

O dia do emigrante/imigrante bem merece que não seja esquecido nessa localidade que se formou a partir da emigração.

Um abraço,

Isabel