domingo, 23 de maio de 2010

Isabel Mateus presente no festival de Leitores e Escritores de Lambeth (Reino Unido)

A nossa conterrânea e colaboradora deste blogue, Isabel Mateus, vai estar presente no prestigiado Festival de Leitores de Escritores de Lambeth, ou, em inglês, o Lambeth Readers and Writers Festival (Londres, Reino Unido), o qual está a decorrer desde o passado dia 19 de Maio.
Este certame realiza-se anualmente na autarquia de Lambeth, uma das mais densamente povoadas freguesias interiores de Londres, com uma população de cerca de 270.000 habitantes. Com base no censo de 2001, 38% da população de Lambeth são provenientes de minorias étnicas, a sétima percentagem mais alta de um bairro de Londres. Cerca de 150 línguas são aí faladas, sendo o Português, depois do Inglês, umas das mais faladas, a par do Ioruba (dialecto africano nigero-congolês), do Francês, Espanhol e Twi (dialecto africano da zona do Ghana). O território de Lambeth inclui outras circunscrições, tais como: Croydon, Merton, Southwark, Wandsworth e Westminster.
Entre outros escritores, ingleses e não só, Isabel Mateus foi uma das escolhidas e irá apresentar a sua obra "Outros contos da montanha", já no próximo dia 26 de Maio (próxima quarta-feira), na Biblioteca de Norwood Ocidental (West Norwood Library). Primeiramente estará numa Escola Secundária da zona, cujo coordenador, Mr. Sam Holmes, é um falante da língua portuguesa e conhecedor da obra de Miguel Torga que estudou na Universidade de Cambridge.
A obra a que a autora se irá referir ("Outros contos da montanha") já foi apresentada em Torre de Moncorvo, encontrando-se referenciada, por exemplo, em:
Aqui fica agora uma recensão para o público inglês, retirado do "site" do Festival de Lambeth (http://www.lambeth.gov.uk/Services/LeisureCulture/Libraries/ReadersWritersFestival.htm):

«Outros Contos da Montanha (Other tales of the Mountain) with Isabel Maria Fidalgo Mateus

Wednesday 26 May, 6pm at West Norwood Library.

"Outros Contos da Montanha" is a book composed by 36 short stories dealing with the rural life in North East Portugal. As a whole the stories represent the different aspects of the cultural and social life of the community since past times, passing through the harsh period of the Portuguese Dictatorship (1928 to 1974).

Isabel was a teacher in Portugal for 10 years before moving to the UK in 2001 where she completed a PhD and now lectures at Liverpool University. She is the author of three books. She has been working with Portuguese speaking schoolchildren in Lambeth and here talks about her book and the experience of emigration. Not only will Isabel be discussing her work but would also like to hear the stories of other Portuguese migrants for inclusion in her next book».

Esperemos que os moncorvenses, trasmontanos e portugueses em geral a trabalhar na zona de Londres, comparecem a este evento, apoiando a nossa conterrânea.
____
Nota: incluímos aqui esta notícia e o excerto em inglês, uma vez que sabemos que o 2º. país com maior número de visitas ao nosso blogue (a seguir a Portugal) é o Reino Unido. - Um grande abraço para os nossos conterrâneos aí nessas paragens!

Sem comentários: