quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pelos céus de Moncorvo

No passado fim de semana os céus de Moncorvo apareceram decorados com umas belas "aves" multicores, em voos planados sobre a serra e a vila. Num certame realizado pela WIND, Escolas de Parapente de Portugal e pelo clube local "Os Grifos do Douro Internacional" (sedeado em Freixo de Espada à Cinta), esta prova, acreditada pela Federação Portuguesa de Voo Livre, contou para os "rankings" nacionais, tendo continuidade agora noutras paragens:

Mirandela (10 a 13 de Junho), Montalegre (15 a 18 de Julho) e Linhares da Beira (Serra da Estrela, 2 a 5 de Agosto).


São conhecidas as especiais condições da serra do Roboredo para a prática desta modalidade, havendo, inclusive, alguns moncorvenses aficcionados, que há anos constituiram o clube "Ares da Minha Serra" (ver: http://www.aresdaminhaserra.pt/)
É um verdadeiro espectáculo ver as acrobacias destes pilotos, alguns dos quais chegam a percorrer muitas dezenas e até centenas de quilómetros, subindo a grandes altitudes, tirando partido das correntes ascendentes e das térmicas.

Sobre a emoção desta "vertigem azul", leia a reportagem do J.N. que destaca a participação da campeã de para-pente Sílvia Ventura - ela esteve cá!!! : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1575074
Fotos de WIND (cortezia de Lino Miguel Teixeira, a quem agradecemos)

Sem comentários: