quinta-feira, 1 de julho de 2010

ROTA DO FERRO, pelos caminhos do Roboredo em BTT

O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, instituição co-gerida pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo PARM, promove no próximo dia 3 de Julho (sábado), um passeio cultural em bicicleta, designado "ROTA DO FERRO/pelos caminhos do Roboredo em BTT".

Como se depreende, o percurso atravessará longitudinalmente a Serra do Roboredo (concelho de Torre de Moncorvo) desde as Fragas da Carvalhosa (antiga exploração mineira da Ferrominas) até à capela de Santa Leocádia/S. Bento, numa extensão de cerca de 11,5 km, pela cumeada da serra e pela vertente Norte, acima da meia-encosta, pelo chamado "caminho do meio", onde uma bela mancha florestal com árvores centenárias fornecerá a almejada sombra para mitigar o sol do final da manhã. A saída do alto das Fragas da Carvalhosa é às 9:00 horas e prevê-se a chegada para as 12:30h, no miradouro da capela de Stª. Leocádia/S. Bento, onde decorre o almoço, no parque de merendas, à sombra frondosa das árvores.


O objectivo da organização foi procurar "agarrar" um certo "turismo de nicho", pois há várias pessoas a praticar cicloturismo um pouco por toda a parte, incluindo a nossa região, pretendendo-se o fomento do desporto e a promoção turística do nosso património geomineiro, além de se dar a conhecer os encantos da serra do Roboredo e da paisagem que dela se avista.

Espera-se assim lançar percursos em redor da temática do Ferro, elemento distintivo de Moncorvo, rotas essas que podem depois ser exploradas por qualquer pessoa, individualmente ou em grupo (associações ou clubes), ou mesmo empresas do sector, numa perspectiva amiga do Ambiente (cicloturismo ou mesmo pedestreanismo), aliando a componente lúdica, desportiva e cultural. – Um complemento ao ar-livre para quem queira saber mais, depois da visita normal ao Museu.

Esta iniciativa conta com o apoio e colaboração da Juntas de Freguesia de Torre de Moncorvo, Felgueiras e Felgar e Associação Cultural de Torre de Moncorvo. A visita às minas foi autorizada pela MTI-Ferro de Moncorvo, SA, que está a realizar prospecções na zona das minas. A explicação sobre os antigos trabalhos mineiros realizados nesta zona, estará a cargo de funcionários do Museu.

O trajecto pode ser visto no seguinte link do GPSIES: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=aplpcflszhmhkund

Mais informações sobre este assunto, podem ser vistas aqui:

http://www.torredemoncorvo.pt/passeio-btt-rota-do-ferro-pelos-caminhos-do-roboredo ou em:

http://parm-moncorvo.blogspot.com/2010/06/rota-do-ferro-pelos-caminhos-do.html

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora cá está uma excelente iniciativa! É preciso valorizar a serra e as minas, e dar a conhecer mais as nossas riquezas paisagísticas e não só, aos moncorvenses.
Porque não também umas caminhadas a pé pela nossa serra que é tão bonita?
J. Silva

Anónimo disse...

Sem dúvida uma óptima iniciativa!

Já há, neste âmbito, algo mais planeado para a segunda quinzena de Agosto e início de Setembro?


Isabel

Anónimo disse...

Viva Isabel,
A sementeira está feita, agora quem quiser vai lá. Nós devemos lá ir, por essa altura, por via do Ciência Viva. E se der, o pessoal pode levar as "bikes" para mais depressa se dar a volta à zona onde a Ferrominas fez a exploração a céu aberto. Aí o terreno é plano e muito fácil (e até dá para fazer uns piões!).
Em todo o caso, lá mais para diante, já há ideias de se fazer um percurso pelas antigas "aldeias ferreiras" aproveitando parte da ecopista/ciclovia (mas é quando o tempo estiver mais fresco, que em Agosto e inícios de Setembro, às vezes ainda "queima").
Inté breve,
n

Anónimo disse...

Nessa programa da Ciência Viva alinho, mas as "bikes" não são o meu forte. Espero que coincida com os dias em que estarei aí. Por isso, peço o favor de inscrever, pelo menos, mais três.

Um grande abraço,

Isabel