segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Realizou-se ontem, a nível local, um passeio comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dedicado ao Património Rural das Freguesias de Adeganha e Cardanha. Embora não integrados nas comemorações oficiais, esta digressão adoptou a mesma temática recomendada pelo ICOMOS para o corrente ano, e visou "tomar o pulso" ao estado de conservação do nosso património dito vernacular.

Uma bela casa abandonada, na Póvoa

O evento foi organizado sob proposta da Junta de Freguesia de Adeganha ao PARM (Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo), no seguimento da recepção de documentação do IGESPAR sobre este assunto. A iniciativa contou ainda com o apoio do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e do município. Apesar dos aguaceiros que se fizeram sentir, um grupo de mais de 20 pessoas acabaria por percorrer vários pontos do planalto da "Fragada", com início no Miradouro de S. Gregório, passando depois pelos Estevais da Vilariça, Póvoa, Cardanha e Adeganha.

Póvoa: uma das poucas casas ainda habitadas.

Constatou-se o avançado estado de degradação e de ruína de muitas destas construções tradicionais, além de inúmeros atentados à estética e à linha de coerência deste tipo de património, apesar de haver algumas tentativas de intervenção positivas. Outras poderiam melhores se fossem devidamente acompanhadas por técnicos especializados. Continua a ser preocupante a intervenção baseada no arrazamento puro e simples (como se viu na Adeganha, onde já desapareceu a chamada "casa do Conde"!), com reconstruções descaracterizadoras, ou, no mínimo, com "pastiches" feitos com revestimento a pedra.

Casa de habitação, que terá sido a residência paroquial, na aldeia de Adeganha.

Este é um assunto a merecer uma reflexão mais alargada sobre o futuro das nossas aldeias, por parte de quem de direito, a começar pelas pessoas que ainda vivem e resistem nestes cenários, passando pelos (re)construtores de casas de fim de semana e pelos decisores (autarcas, técnicos de património, operadores turísticos, etc.).

Para poder visualizar reportagem alargada do evento, consultar: http://parm-moncorvo.blogspot.com/.

(fotos N. Campos e Rui Leonardo)

Sem comentários: