Sexta-Feira Santa é, segundo a tradição da Igreja, o dia da morte de Jesus Cristo. Este era um dia de luto, e de profunda tristeza.
O saudoso Pe. Rebelo, no seu trabalho "A Terra Transmontana e Alto Duriense", sobre este período refere os costumes mais relevantes praticados pelos povos desta região:
"Em Quinta e Sexta-Feira Santas, em algumas freguesias, os seus habitantes 'não se lavavam, nem penteavam, nem jogavam e as mulheres nem estendiam a roupa'.
Em Cabeça Boa - Torre de Moncorvo o pão que as famílias deviam comer, desde a tarde de Quinta-Feira Santa até Sábado de Aleluia, era cortado Quinta-Feira Santa da parte de manhã.
E a comida que os animais deviam comer nestes dias, também, era colhida e preparada na manhã de Quinta-Feira Santa."
De referir também que a partir das 15.00 horas, data em que segundo a tradição Jesus expirou, todos os sinos das Igrejas ficam "mudos" até Sábado à noite, na Missa da Vigília, quando se canta o Aleluia.
Uma nota final, para que referir que hoje às 17.00 horas, parte da Igreja da Misericórdia a Procissão do Enterro do Senhor, organizada por esta Irmandade, tal como as procissões que se realizaram no Domingo de Ramos - Procissão do Encontro - e ontem - Procissão dos Passos. No passado Domingo - Domingo de Ramos - também decorreu a benção e procissão dos Ramos, e no Próximo Domingo - Dia de Páscoa, decorre pelas 10.00 horas a Procissão do Aleluia pelas principais artérias da vila.
Votos de uma Boa Páscoa para todos.
Enviado por Leonardo com foto de sua autoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário