domingo, 11 de abril de 2010

Passeio da Pascoela - é hoje!!

Retomando uma velha tradição moncorvense, em boa hora reactivada pela Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, vai voltar a realizar-se hoje o Passeio da Pascoela, com concentração de todos os interessados defronte do cine-teatro, pelas 14;30h, para os caminheiros que pretendam seguir a pé (o que se recomenda, pois assim era antigamente e o bom tempo convida), o trajecto passará pelo velho caminho das Aveleiras (por cima da Estrada Nacional 220) até à estrada da Açoreira e daqui até ao adro da Senhora da Esperança. Aqui, depois da visita à capela, as pessoas poderão participar num torneio de jogos populares, com merenda e convívio no final.
Como se sabe, noutros tempos, este costume, em que as pessoas iam pelos campos em jornada de peregrinação e convívio, entre amigos e em família, desfazendo o folar e folgando, acontecia na segunda-feira da Pascoela. Ainda em Freixo de Espada-à-Cinta (ou em Espanha, como por exemplo em Salamanca) assim é. Só que isto era quando as pessoas ainda eram um pouco donas do seu próprio tempo. Hoje, as leis ditadas pelo centralismo obrigam ao trabalho neste dia, razão pela qual este tipo de convívios ou desapareceram, ou recuaram no calendário.
Em Felgueiras, por exemplo, a festa dos folares na Santa Marinha fez-se no sábado. Em Torre de Moncorvo, depois de ter desaparecido, retomou-se agora ao domingo. Valha-nos que em Urros parece que a festa da Pascoela ainda se vai fazer na segunda-feira, ao que nos disseram!
Bem, importante mesmo é que este convívio que metia muito de celebração da Mãe-Natureza e da Primavera, dando bençãos para que a nova colheita fosse propícia, não se perca de todo.
Por isso, mais logo, não se esqueçam: todos à Senhora da Esperança, esperando um tempo melhor, de maior fartura em tempos de crise!...
- N.Campos

Para ver como foi no ano anterior, clicar sobre os seguintes links:

http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/04/passeio-da-pascoela-para-desfazer-o.html

http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/04/pascoela-na-senhora-da-esperanca.html

1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

Muitas saudades !
E não sobram palavras...

Júlia