Como se sabe, noutros tempos, este costume, em que as pessoas iam pelos campos em jornada de peregrinação e convívio, entre amigos e em família, desfazendo o folar e folgando, acontecia na segunda-feira da Pascoela. Ainda em Freixo de Espada-à-Cinta (ou em Espanha, como por exemplo em Salamanca) assim é. Só que isto era quando as pessoas ainda eram um pouco donas do seu próprio tempo. Hoje, as leis ditadas pelo centralismo obrigam ao trabalho neste dia, razão pela qual este tipo de convívios ou desapareceram, ou recuaram no calendário.
Em Felgueiras, por exemplo, a festa dos folares na Santa Marinha fez-se no sábado. Em Torre de Moncorvo, depois de ter desaparecido, retomou-se agora ao domingo. Valha-nos que em Urros parece que a festa da Pascoela ainda se vai fazer na segunda-feira, ao que nos disseram!
Bem, importante mesmo é que este convívio que metia muito de celebração da Mãe-Natureza e da Primavera, dando bençãos para que a nova colheita fosse propícia, não se perca de todo.
Por isso, mais logo, não se esqueçam: todos à Senhora da Esperança, esperando um tempo melhor, de maior fartura em tempos de crise!...
- N.Campos
Para ver como foi no ano anterior, clicar sobre os seguintes links:
http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/04/passeio-da-pascoela-para-desfazer-o.html
http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/04/pascoela-na-senhora-da-esperanca.html
1 comentário:
Muitas saudades !
E não sobram palavras...
Júlia
Enviar um comentário