segunda-feira, 12 de abril de 2010

Passeio da Pascoela à Senhora da Esperança (Torre de Moncorvo)

"Depois da Páscoa [na segunda-feira da oitava da Páscoa], muitos habitantes de Torre de Moncorvo deslocavam-se, a pé, até à Senhora da Esperança, mas, sobretudo, à Senhora da Teixeira [Sequeiros, Açoreira], carregados com os seus farnéis". - Padre Joaquim M. Rebelo, A terra trasmontana e duriense, ed. Câmara Municipal de Torre de Moncorvo/Associação Cultural de Torre de Moncorvo, 1995.

Esta tradição foi progressivamente caindo no esquecimento até que há dois anos, em 2008, a Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo a resolveu retomar, com bastante sucesso. Apesar de muitos participantes (sobretudo os mais idosos) se deslocarem de transporte colectivo disponibilizado para o efeito, alguns caminheiros continuam a utilizar o velho caminho medieval, desde as Aveleiras até ao Cuco.
Grupo de caminheiras, pelo caminho velho, com a vila em pano de fundo.

Aproximação à capela de Nossa Senhora da Esperança - não seria possível enterrar os inestéticos cabos eléctricos e telefónicos que desfeiteiam a paisagem?

Momento de devoção. A capela-mor é resguardada por uma grade e um arco de estrutura românica.

Altar principal da capela, com a Senhora amamentando o Filho, com Esperança na redenção do mundo...

Hora da merenda, vendo-se os folares e outras iguarias oferecidas pela Junta de Freguesia.

Ao fundo, a Presidente da Junta, Milú Pontes, não dá mãos a medir - e em primeiro plano, à direita, até um turista francês provou do nosso "fromage tarrinchô"

Um pórtico ainda de inspiração gótica sob o rústico alpendre que seguramente albergou milhares de viandantes e outros tantos devotos moncorvenses, ao longo dos séculos...
(Fotos de N.Campos)

1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

É de ficar com água na boca !

E nem digo mais nada ...

Fica-vos o meu abraço e a mim, a saudade .

Júlia