sexta-feira, 11 de junho de 2010

Entre os dias 9 e 10 de Junho, decorreu mais uma edição da festa de Santa Leocádia, no alto da serra, onde se encontra um dos mais belos miradouros sobre a vila de Torre de Moncorvo.
Apesar do tempo "fosco" (como se vê na foto acima), e alguma chuva, mais de quatro centenas de pessoas estiveram presentes, participando na tradicional procissão pelos caminhos da serra (desde o S. Lourenço), participando nos momentos musicais e no salutar convívio a que não faltaram a merenda e os "preciosos líquidos", que não os do brinde de S. Pedro.
Também os Santinhos tiveram direito ao seu convívio anual, aqui todos reunidos na capelinha de S. Bento/Santa Leocádia, à espera da missinha campestre, montados em seus andores que mãos carinhosas se encarregaram de engalanar de belas flores.

Ah!, e também não podiam faltar as saborosas melodias de outros tempos, com os acordes magníficos da tuna popular da Lousa, uma orquestra de cordas formada por virtuosos instrumentistas, já "habituées" nestas andanças.

Pois é... e não se sabe porquê, mas o pessoal tem esta tendência para se concentrar junto das barraquinhas... Por isso, e às vezes, é que até a barraca abana!!

Momento musical abrilhantado pelo famoso conjunto Pyroplastos (de Moncorvo).

Mais uns passitos de dança, com gente de todas as idades...

E não podiam faltar os já veteranos Duff (Moncorvo)

Outras artes musicais: o jovem DJ Miguel Pina, sempre a bombar!...

Sabemos que houve ainda outras participações, nomeadamente do consagrado organista moncorvense David Caetano e dos MC de Trancoso, mas, infelizmente, o nosso repórter não conseguiu captar esses momentos.

A organização, como de costume, esteve a cargo da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, que felicitamos por manter viva a chama desta "devotio" tipicamente moncorvense.

Nota: as fotos que ilustram este "post" são de autoria do Dr. Luís Lopes, tendo sido gentilmente cedidas pelo autor e pela Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, a quem agradecemos.

Ainda sobre esta festa nos anos anteriores, ver:

1) http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2008/06/torre-de-moncorvo-festa-de-santa.html

2) http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2008/06/festa-de-santa-leocdia-ii-procisso.html

3) http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/06/festa-de-santa-leocadia-2009.html

4) http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/06/festa-de-santa-leocadia-1979.html

2 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Olá, Amigos:
Já que não me é possivel estar presente, mato saudades (como se as pudéssemos matar!) a ler estes relatos aos quais o Nelson sabe dar tanta vida.

Abraços
Júlia

Júlia Ribeiro disse...

Aqui volto eu , para uma palavra de parabéns à Tuna da Lousa. Ouvi-a uma tarde na jardim do Centro de Memória e fiquei encantada com as melodias e com a juventude dos músicos.

Para eles, um grande abraço.
Júlia Ribeiro (Biló)