domingo, 4 de abril de 2010

Folares da Páscoa

Folares a cozer no interior do forno, no Felgar (foto de Tozé Carneiro, 2008)

Páscoa em Trás-os-Montes sem folar, não é Páscoa. Depois do jejum da Quaresma (noutros tempos só se podia comer carne neste período desde que se pagasse a "bula" à Igreja), no domingo de Páscoa era dia de se "desfazer o folar". Os folares faziam-se nos fornos comunitários ou, no caso das famílias mais ricas, em fornos particulares.

Folares já prontos, mantendo-se o borralho, em 1º. plano num forno de abóbada (foto de Tozé Carneiro -Felgar, 2008)

Água, farinha, ovos, azeite, fermento, manteiga, sal q.b., para se fazer a massa, carne de porco e enchidos para o recheio, em camadas, era depois de tudo muito bem amassado e "adormecido", metido no forno, em tabuleiros, onde horas depois se produzia o milagre apetitoso. Antes era o folar pincelado com gema de ovo, para se lhe dar uma aspecto mais "envernizado".

Folar de carne e bolos da Páscoa (foto N.Campos - Moncorvo, 2010)

Além dos folares de carne faziam-se também os "folares doces", ou bolos da Páscoa, também confeccionados com farinha e ovos, aguardente e açúcar muito pouco, pois este era sobretudo aplicado no cimo do bolo, onde depois formava uma espécie de crosta estalada.
Ainda em Moncorvo, neste período, não se podiam esquecer as indispensáveis e famosas amêndoas que se davam aos afilhados, tal como o folar, os quais levavam o ramo enfeitado aos padrinhos e madrinhas.
Infelizmente, nestes tempos de consumismo, o "folar" dados aos afilhados traduz-se mais numa nota de X Euros, conforme as possibilidades e mãos-largas dos padrinhos/madrinhas.
N.Campos

1 comentário:

Anónimo disse...

E quem não gosta de folar é "foleiro"!

Pantagruel