quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Promised Land"

Vales do Douro e Vilariça, vendo-se as Quintas do Rego da Barca (à direita), a Foz do Sabor (à esquerda) e o troço do IP-2. Um novo troço, paralelo ao existente, esteve projectado até há bem pouco tempo, o que, a fazer-se, seria uma gritante agressão à serenidade desta bucólica paisagem, pelas feridas irreversíveis nas encostas dos cabeços que bordejam estes vales.

Uma "terra prometida" foi como já foi designado este ubérrimo vale, com as suas "courelas" verdejantes e pequenas povoações e quintas, como se fossem pequenas ovelhinhas pastando nos seus viços. O Sabor tranquilo, em primeiro plano, quase a chegar ao Douro. Ao fundo, a encosta sombria do planalto da Lousa/Cabeça Boa, como uma onda que vem desenrolar-se nesta praia de castanho e verde.
Como notou Campos Monteiro, onde está um pintor que venha captar esta beleza?
(Fotos de N.Campos e R.Leonardo)

1 comentário:

Marco Deus disse...

Nenhum pintor consegue captar esta beleza na sua plenitude, o homem e a sua existência tornam-se meros "acessórios" perante tamanha perfeição. Por mais cicatrizes e danos que o "homem" tente causar, a mensagem da natureza será sempre maior. E com isto meus amigos, julgo ter dito tudo.
Um abraço.