domingo, 20 de junho de 2010

José Saramago - Viagem a Moncorvo


" A igreja está ali adiante, com o seu pórtico renascentista e a alta torre sineira que lhe dá um ar de fortaleza, impressão acentuada pelos extensos panos de muralha que envolvem o conjunto. Dentro são três as naves, demarcadas por grossas colunas cilíndricas. Trancada a porta, em tempo de alvoroço militar, muito teriam de roer os inimigos antes de poderem rezar lá dentro as suas próprias missas."



" De jeito renascentista é também a igreja da Misericórdia, e o púlpito de granito, com figuras em relevo, valeria, por si só, a paragem em Torre de Moncorvo."


" Daqui por alguns meses, tudo ao longe serão amendoeiras floridas. O viajante deita-se a imaginar, escolheu na sua memória duas imagens de árvores em flor, as melhores que tinha, escolheu amendoeira e brancura, e multiplicou tudo por mil ou dez mil. Um deslumbramento."

Textos de José Saramago, in Viagem a Portugal
Fotografia: João Costa

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá João!

Convém não deixar de prestar homenagem a quem exalta a nossa terra e as nossas raízes em flor.

Obrigada pelo texto e fotos!

Isabel

Anónimo disse...

Uma descrição literária, de interesse, sem dúvida, sobretudo porque escrita por um Prémio Nobel. No entanto a velha descrição de Sant'Anna Dionísio, constante do 5º volume do Guia de Portugal, editado pela Fundação Gulbenkian, nos anos 60, continua imbatível.