terça-feira, 23 de março de 2010

Feira de Torre de Moncorvo

Hoje é dia de feira na vila. É a primeira da primavera, estando sobretudo concorrido o sector das árvores para plantação, que nos escapou à objectiva fotográfica.
Ficámo-nos por uma vista geral da zona dos tendeiros (ao lado do cemitério) e dos vasilhames e outras quincalharias (de lata, plástico, etc.) - dantes seriam os potes de barro...

A feira de Torre de Moncorvo é a mais antiga "instituição" comercial da vila. Nasceu com ela, no reinado do senhor rei D. Dinis, seguramente logo a seguir à concessão do foral. D. João I tornou-a franca. Resistiu aos tempos, durante mais de sete séculos!
Para quem não sabe, a nossa feira é aos 8 e 23 de cada mês e há três ditas "feiras de ano": 10 de Maio (a feira das cerejas), 13 de Agosto e 11 de Setembro. Há ainda a feira de Natal, que coincide com um dos dias consignados (8 ou 22 de Dezº.).
E, por falar em feira, falemos ainda nas práticas agrícolas: diz o Seringador que hoje é dia de se semearem os melões, pepinos, abóboras, milho, linho (esta cultura caíu já em desuso), bredos, alfaces, cenouras e todas as pevides azedas [sic]. Nas terras quentes plantam-se figueiras.
Ah, e a propósito, hoje é o Dia Mundial da Meteorologia.
Texto e fotos: N.Campos

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelas imagens, já não me parece que a feira tenha tanta "alma" como a do "Relógio Mentiroso", mas que ela continue e que os mais novos não a deixem morrer. Ainda bem que relembraram as datas, assim quem estiver por aí de visita não terá desculpa para não ir.

Isabel