segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Marco de água em ferro fundido, em Torre de Moncorvo (foto de João P. V. Costa)
Há sempre um dia mundial para qualquer coisa... Mas este é dos que não podemos deixar passar em claro.
Porque a água é a fonte de toda a Vida; porque é a água que faz a diferença do nosso planeta - a bela Azul! - no concerto do Universo; porque o nosso próprio corpo é composto, em grande medida, por água... E, graças a Deus, ou aos deuses, ou às conjunções da Natureza, este inverno ela foi bem abundante.

Quanto às políticas da água, aqui vos deixamos com este excerto da Directiva Europeia sobre a Água:
«[...] a água não é um bem comercializável como os outros, mas antes um património que é necessário proteger, tratar e defender como tal». - Pois, parece que o Chefe Seattle disse outro tanto em 1854, na sua célebre carta ao grande chefe branco de Washington... - ver, a propósito:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3981&ReturnCatID=1773

7 comentários:

Anónimo disse...

Parece-nos oportuna esta reflexão, pois o mercantilismo das águas já anda por aí, sem ser em garrafinhas de águas minerais ou supostamente bacteriologicamente limpas. Agora o mercantilismo das águas chegou às nossas torneiras (tudo em nome de bem servir o cidadão, com engenheiros de águas, gestores das Águas, etc...).
Próximo passo: privatização do ar, com o pretexto da necessidade de tratar o oxigérnio, e aí metem-nos umas máscaras com um contador, para se pagar X € por unidade de inspiração. E não resfolega, ouviu??
- é o capitalismo no seu “melhor”…

Ass.: Fiscal dos Vinhos

Anónimo disse...

Delicioso este pingato-comentário de Fiscal dos Vinhos!
J.C.

Anónimo disse...

Biba J.C.! (será o "ressuscitado"?)
E já gora, por que non preguntar quando é que é o Dia Mundial da Binhaça, carago?? (num s'isqueçam de pôr aqui no blog!)

Fiscal dos Binhos

Anónimo disse...

Caríssimo Fiscal, há que divulgar também o Dia Mundial da Binhaça, seja ela dos "mortos", dos bibos ou dos ressuscitados!

Anónimo sem álcool

Anónimo disse...

Aquí si que me apunto yo.¿Para cuando un día del vino?
Dado que Europa no lo va a crear,sería bueno empezar a pensar en una fecha en el calendario;el de algún santo con tendencia al mismo,la conmemoración del primer milagro de Jesucristo,etc.
Un abrazo.Angel

Anónimo disse...

Mira Ángel,
Pues por aquí el dia nacional del vino es siempre el S. Martinho (San Martín), quando se proba el dicho y se comen castañas. Estás invitado!
abrazo,
n.

Anónimo disse...

Ah pôbo de borratchões! falou-se em binhaça e cresceram logo os comentários!
Atão tá assente: podemos comemorar o dia mundial do Binho no São Martinho de Maçores.
Abraço a todos,

Fiscal dos ditos